Dentistas fazem alerta para a prevenção do câncer de boca

No ranking mundial, o Brasil é o terceiro país com maior número de novos casos de câncer de boca. A cada ano, registramos uma média de cerca de 15 mil novas ocorrências e, aproximadamente, quatro mil mortes decorrentes da patologia anualmente. Essa é uma estatística lamentável, mas que pode ser revertida, com algumas atitudes simples.

Estar atento a alterações nos lábios, mucosa bucal, língua e gengivas é fundamental. O acompanhamento profissional de lesões suspeitas permite a detecção precoce de tumores, aumentando as chances de cura e evitando sequelas, conforme destaca a periodontista e implantodontista Marlei Bonella, diretora clínica do IOS que, no último sábado (26), proferiu uma palestra sobre o tema, no Parque Botânico da Vale, como parte de uma ação nacional de conscientização promovida pelo Grupo Qualidade em Saúde (QS).

Câncer de boca
Na palestra, a Dra Marlei explicou sobre sintomas e as importantes medidas de prevenção do câncer bucal

O objetivo do evento foi exatamente o de chamar atenção para os riscos silenciosos desse tipo de câncer, que tem alta incidência em nosso país. “Esse tipo de tumor também mutila e mata. Mas aquela pessoa que mantém em dia as suas visitas periódicas ao dentista, realizando check-ups odontológicos regularmente, tem maiores chances de prevenir devidamente esse quadro e suas complicações”, enfatiza.

Marlei explica que, nas consultas de rotina, o dentista sempre fica atento a lesões suspeitas na boca dos pacientes e, com o check-up preventivo digital, é possível detectar até mesmo as menores alterações. Isso permite acender o sinal de alerta e agir logo, diante de qualquer suspeita.

Check-up digital
O check-up preventivo digital é um exame importante

“Mudanças de coloração nos tecidos, alterações de textura – como a presença de caroços, por exemplo – e, claro, presença de lesões, são sempre situações que exigem atenção”, destaca.

Além disso, pacientes que apresentem alguns fatores de risco devem ficar especialmente atentos, fazendo um acompanhamento rigososo da sua saúde bucal. Tabagismo e consumo de álcool podem aumentar a predisposição para o aparecimento da doença. Além disso, deficiência na alimentação – principalmente a falta de vitamina D – e exposição solar sem fotoproteção também podem contribuir para o aumento dos riscos.

Prevenção do câncer
Público assiste atento às orientações sobre saúde bucal e saúde sistêmica

Por isso, as ações de conscientização do  Grupo QS têm tido o objetivo de levar orientações à população a respeito da importância de uma relação preventiva com a Odontologia.

“A saúde começa pela boca. Nós sempre falamos isso aqui no nosso blog e defendemos essa bandeira no IOS. Agora, estamos unidos ao Grupo QS, que é um pool de dentistas empreendedores de vários Estados, engajados na prevenção da saúde bucal e na promoção de um atendimento odontológico humanizado, comprometido com o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes”, sublinha Marlei.

MEDIDAS IMPORTANTESpost(cancer_boca) (2) V

– Realize regularmente o auto-exame da boca, ficando especialmente atento a: feridas que não cicatrizam há mais de 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas nos lábios, na língua, nas gengivas e na mucosa oral, tumorações (caroços ou áreas endurecidas) em qualquer região da boca e do pescoço. Procure logo um profissional para fazer uma avaliação, caso note qualquer uma dessas alterações;

– O câncer bucal pode ser uma doença silenciosa. Por isso, mantenha em dia também as suas consultas regulares ao dentista. A cada SEIS MESES é preciso visitar o consultório;

– A realização do check-up preventivo digital complementa de forma muito precisa e eficaz a avaliação do dentista. Uma câmera intraoral capta os mínimos detalhes das estruturas da boca, aumentando em até 60 vezes a imagem. Com isso, até as alterações mais discretas, em fases iniciais, podem ser precocemente detectadas;

– Elimine o consumo de cigarros e modere o consumo de álcool. Essas duas substâncias estão associadas ao aumento dos fatores de risco de câncer bucal.


CLIQUE AQUI PARA AGENDAR A SUA AVALIAÇÃO

CONFIRA O VÍDEO DA AÇÃO DO GRUPO QS NO PARQUE DA VALE

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/t/grande-vitoria/v/dentistas-fazem-acao-solidaria-de-prevencao-contra-o-cancer-bucal-em-vitoria/6105615/