A sua saúde começa pela sua boca

saude-dentesNão é à toa que o nosso blog chama-se Boca e Saúde, e não é por acaso que tanto insistimos em apontar os pontos de conexão que existem nesse sentido: uma boca mal cuidada representa riscos diversos para pacientes de todas as idades e de ambos os sexos.

Bactérias presentes na boca estão relacionadas a casos de endocardidite (infecção que atinge as válvulas do coração), arteroesclerose, diabetes, infarto e partos prematuros, por exemplo. Os trabalhos científicos estão aí comprovando que as inflamações e infecções bucais representam um risco para a saúde como um todo.

Muitas vezes, nem mesmo o fato de ter melhor nível sócio-econômico e mais acesso aos serviços odontológicos livra as pessoas de certas complicações que seriam perfeitamente evitáveis pela via da simples conscientização. Alguns pontos básicos ainda precisam ser enfatizados e exaustivamente trabalhados junto à população de uma maneira geral. São eles:

– Problemas bucais podem, sim, colocar em risco a saúde do organismo;

– Fio dental + escova + pasta são indispensáveis para se evitar o surgimento de problemas nos dentes e nas gengivas;

– A higienização oral deve ser feita após todas as refeições;

– A visita semestral ao dentista é fundamental para a manutenção da boa saúde bucal de todas as pessoas;

Gengivas que sagram estão dando alerta da presença de placa bacteriana, mesmo que não haja dor, e esse não é um problema que deva ser deixado para depois.

Estar atento à saúde bucal é um passo essencial para garantir a saúde global do indivíduo.