Celebridades recorrem à plástica gengival

Celebridades como Glória Pires(foto), Wanessa Camargo e Bárbara Paz não confirmam, mas imagens divulgadas na mídia levam a crer que elas estão entre as famosas que se submeteram à cirurgia plástica de gengiva.

Esse procedimento, relativamente simples, tem sido muito usado hoje em dia

A diferença na gengiva da atriz Glória Pires é visível quando comparamos fotos antigas e atuais.
A diferença na gengiva da atriz Glória Pires é visível quando comparamos fotos antigas e atuais.

para corrigir o chamado “sorriso gengival”, dando mais harmonia ao rosto como um todo.

Para termos um sorriso bonito e esteticamente agradável, necessitamos ter um equilíbrio entre dente e gengiva. Quando a gengiva aparece mais do que os dentes, a harmonia fica comprometida.

As causas do sorriso gengival normalmente são: encurtamento do lábio superior, hereditariedade, fatores congênitos e adquiridos (como hiperplasia gengival causada por medicamentos, uso de aparelho ortodôntico etc.), origem muscular (hiperatividade do músculo elevador do lábio superior), distúrbios hormonais, erupção dentária alterada, protuberância excessiva ou crescimento vertical da maxila. O sorriso gengival pode, inclusive, ter origem mista devido a duas ou mais causas.

Nota-se que os dentes  são saudáveis e sem restaurações, mas com excesso de tecido gengival, o que compromete o sorriso.
Nota-se aqui neste caso que os dentes são saudáveis e sem restaurações, mas com excesso de tecido gengival, o que compromete o sorriso.

Normalmente, pacientes com “sorriso gengival” sentem um grande desconforto com a situação. Muitas vezes, isso leva até mesmo a dificuldades no convívio social, uma vez que essas pessoas passam a se sentir acanhadas e até inseguras, o que acaba também afetando a sua autoestima.

O diagnóstico do quadro depende de um exame clínico criterioso, que envolve sondagem periodontal, avaliação dos pontos faciais de referência e avaliação da saúde gengival. Recorre-se também ao auxílio de radiografias, fotografias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente.

Wanessa Camargo
Sorridente, a cantora Wanessa Camargo mostra dentes bem mais vistosos.

As análises são feitas com o lábio em repouso e também com o sorriso forçado, isto é, quando se pede para o paciente sorrir o máximo que ele pode, para que seja avaliado o quanto de gengiva fica exposta nessa situação. Muitas vezes, o paciente pode até ter o sorriso gengival, mas tem a linha do sorriso baixa e, portanto, o excesso de gengiva não aparece.

A cirurgia (veja aqui a sequência fotográfica de um caso clínico onde foi realizada a plástica gengival) é realizada com anestesia local e a cicatrização ocorre entre sete e 14 dias.

Bárbara Paz.
A atriz Bárbara Paz: o resultado positivo da correção é notável.

A terapia de suporte é feita após três meses, e depois de seis em seis meses. A manutenção periodontal é importante para verificar como se encontram os tecidos gengivais e também como está a higiene da área tratada (veja aqui mais detalhes sobre o procedimento).

Como fica visível no sorriso antes e depois de diversas celebridades, o procedimento garante um sorriso muito mais expressivo, deixando o conjunto facial como um todo muito mais harmonioso.