Como é a plástica gengival

A plástica gengival é um procedimento relativamente simples e rápido. Feita em consultório, com anestesia local, a ação consiste, na maioria das vezes, na realização de uma gengivectomia (remoção de alguns milítrimetros de gengiva, isto é, do excesso de tecido responsável por deixar “escondido” os dentes do
paciente).sorriso expressivo

Alguns casos exigem também uma osteotomia (remoção do excesso de tecido ósseo). Chamamos esse procedimento de cirurgia de aumento de coroa clínica.

A técnica a ser aplicada, assim como a quantidade de tecidos que precisam ser removidos são definidos após uma atenta investigação diagnóstica, que leva em conta as características da face do paciente que apresenta o chamado sorriso gengival.

Em alguns casos, a plástica gengival pode ser feita também aliada a outros tratamentos estéticos como a colocação de facetas de porcelana, o clareamento dentário e até mesmo após o uso de aparelhos ortodônticos.

periodontista deve identificar a etiologia (as causas) do quadro para realizar a escolha da técnica cirúrgica. Na maioria das vezes, o procedimento é recomendado em casos de alteração de erupção passiva, isto é, quando o dente não completa sua erupção, ficando “escondido” dentro da gengiva.

O profissional deve estar atento quanto às possibilidades de cada caso e, além de levar em conta as expectativas do paciente, ele precisa avaliar as características faciais desse indivíduo.

A cirurgia é realizada com anestesia local e a cicatrização ocorre entre sete e 14 dias. A terapia de suporte é feita após três meses, e depois de seis em seis meses. A manutenção periodontal é importante para verificar como se encontram os tecidos gengivais e também como está a higiene da área tratada.

O resultado final é, na grande maioria das vezes, um sorriso bem mais harmônico, graças a gengivas com contornos melhor definidos e dentes mais simétricos.

CONFIRA AQUI A SEQUÊNCIA FOTOGRÁFICA DE UM CASO CLÍNICO DE REALIZAÇÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA GENGIVAL.

CELEBRIDADES ADEREM À PLÁSTICA GENGIVAL.