Dentistas do Bem selecionam mais jovens para receber atendimento

Hoje é véspera de um dia especial. Amanhã, dia 28 de abril, diversos jovens entre 11 e 17 anos, estudantes da rede municipal de ensino de Vitória irão ganhar mais motivos para sorrir. É quando acontece mais uma Megatriagem do Projeto Dentistas do Bem na cidade.Megatriagem B

A avaliação da saúde bucal desses jovens será feita por dentistas voluntários na quadra do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Pega no Samba, no Bairro Consolação, em Vitória, das 8h às 15h. E, como se trata de uma triagem aberta à comunidade, teremos a participação de outros voluntários (pessoas que contribuem e participam nas atividades da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Turma do Bem), aos quais chamamos Amigos do Bem.

Há uma estimativa de que cerca de 500 a 800 jovens passem por essa triagem. Os casos selecionados receberão tratamento gratuito.

Os jovens são selecionados por grau de necessidade, a partir do que é verificado na megatriagem. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes financeiramente e próximos da idade de buscar o primeiro emprego têm prioridade no atendimento. O atendimento é realizado no consultório do próprio dentista voluntário e tem caráter curativo, preventivo e educativo.

Para participar, os estudantes precisam estar dentro da faixa etária atendida pelo programa (11 a 17 anos) e comparecerem ao local acompanhados de um responsável, levando comprovante de residência e de matrícula na rede municipal de ensino.

A Turma do Bem reúne cerca de 15 mil dentistas no Brasil, em alguns países da América Latina e também em Portugal. Aqui no Espírito Santo, são mais de 360 trabalhando voluntariamente para levar assistência odontológica para pessoas que não tenham condições financeiras de custear os seus tratamentos. Até agora, mais de 700 jovens já foram beneficiadas no Estado no âmbito do programa.