Gengiva nunca é só um mero detalhe

Micheal Keaton, que há um bom tempo estava sem papéis relevantes no cinema, exibiu um sorriso largo e vitorioso na cerimônia do Oscar deste ano. E não era para menos, pois chegou à passadeira vermelha como um dos cotados ao prêmio de melhor ator e, mesmo não tendo levado a estatueta, “Birdman”, no qual interpreta o papel principal, foi o filme vencedor da noite. Mas, se no campo profissional os ventos sopram favoráveis ao veterano, do ponto de vista da Odontologia, a gente lamenta dizer que ele necessita reavaliar as suas escolhas.

MK ANem é preciso ser especialista para perceber, ao olhar as suas fotos, que ele ostenta coroas de cerâmicas nos dentes. Já o olho técnico de quem entende do assunto detecta logo que o trabalho não foi feito corretamente.

Keaton toda vida apresentou desvio da linha média do sorriso (a linha entre os incisivos superiores deve coincidir com a linha dos incisivos inferiores), com o elemento 21 (incisivo central superior) excessivamente deslocado para a direita, dando a impressão de que ele está mais para a frente.

Além disso, as fotos evidenciam que o ator teve muita perda óssea, pois o elemento 22 (incisivo lateral superior esquerdo) apresenta-se com a  coroa bem grande, a ponto do contorno da coroa estar mais alto que o do incisivo central – comprometendo o alinhamento estético. Reparem bem a imagem abaixo.

MK B

Tudo indica, portanto, que o ator fez algum tratamento com implantes ou próteses fixas, mas que fatores importantes para a estética, como o alinhamento do contorno da gengiva, simplesmente foram ignorados.

Quando se faz um planejamento com implantes ou protético, há de se pensar não só na coroa de porcelana, na cor ou no tamanho dos dentes, mas também no tecido gengival. Porque a gengiva também faz parte da estética – e como faz!

É por isso que, em muitos casos, são recomendados enxertos gengivais e cirurgias estéticas da gengiva, a fim de conferir um resultado mais harmônico e natural ao tratamento realizado.

Esse capricho e essa consideração com a estética do paciente é um grande diferencial a ser levado em conta em relação ao profissional escolhido na hora de realizar procedimentos dessa natureza. Fica a dica.