Gengiva saudável é essencial para se evitar problemas bucais

Estamos prestes a iniciar mais um curso de Especialização em Periodontia. Mais uma vez, tenho a honra de integrar um corpo docente que visa habilitar dentistas para essa especialidade tão fundamental quando falamos em Saúde Bucal. Por isso, é com algumas reflexões acerca dessa área de atuação, que eu gostaria de iniciar minhas postagens neste ano.

Marlei curso
Dra. Marlei Bonella, periodontista e diretora clínica do IOS

O especialista em Periodontia – o periodontista – é popularmente conhecido como “o dentista que cuida das gengivas”. Na prática, isso é muito mais amplo, pois cuidamos do complexo sistema que dá suporte aos dentes (o que inclui, além dos tecidos gengivais, os ossos alveolares, o ligamento periodontal e o cemento – tecido que recobre a superfície da raiz).

Conforme dados da  Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença periodontal (gengivite e/ou periodontite) é o segundo problema odontológico mais prevalente e mais preocupante entre a população mundial, perdendo somente para as cáries (clique aqui para ler mais sobre o tema). Anualmente, no Brasil, milhares de pessoas perdem dentes e têm complicações de saúde por causa de problemas iniciados na cavidade bucal e, mais precisamente, devido à evolução da placa bacteriana.

Recentemente, o dentista Fábio Bibancos, fundador da ONG “Dentistas do Bem”, da qual eu também faço parte, escreveu em sua coluna da Folha de São Paulo sobre a enorme demanda pela formação em Odontologia Estética, em um país onde muita gente ainda perde dentes por não ter acesso às orientações mais básicas sobre a importância da higienização oral. Concordo com ele.

Não, não se trata de dizer que a parte estética não é importante e de negar o quanto ela pode impactar a vida do paciente. Quem me conhece e acompanha meus posts por aqui sabe o quanto sou entusiasta de muitos desses procedimentos e sabe também que aqui no IOS temos, inclusive, diversos programas de atendimento que visam torná-los acessíveis a todos.

Mas fazemos tudo isso sem jamais nos esquecermos de que na base da nossa filosofia de trabalho está uma atenção genuína à saúde bucal e, para mim, como profissional, isso passa por ter a Periodontia como porta de entrada para uma abordagem preventiva eficaz.

Nas nossas clínicas, a primeira consulta passam sempre pela avaliação periodontal, incluindo a limpeza e procedimentos profiláticos. Com o diagnóstico dessa avaliação preliminar em mãos: ou seja, somente após conhecermos o verdadeiro estado dos dentes e das gengivas (preferencialmente após um check-up preventivo digital) é que avançamos com um plano de tratamento.

check-up odontológico digital
Consulta periodontal e check-up preventivo digital: etapas importantíssimas na prevenção de problemas e na avaliação diangóstica

Um tratamento ortodôntico, exige atenção preliminar e atento acompanhamento à parte periodontal (por isso mantemos o Programa Ortoperio aqui nas clínicas). Um plano de Implantodontia, idem. Qualquer procedimento estético, também. Isso sem contar a indiscutível interdisciplinaridade da Periodontia com as áreas da Dentística, Prótese e Endodontia.

Sou cirugiã dentista graduada pela UFES, mestre e especialista em Implantodontia e especialista em Periodontia. Desde que me formei, posso dizer que nunca parei de estudar e que a busca pelo aperfeiçoamento é contínua. Buscar constantemente se aperfeiçoar e se especializar é, no meu ponto de vista, o caminho natural de um profissional de saúde e, por isso, sinto-me especialmente honrada com a possibilidade de contribuir para a formação de novos especialistas.

Mas preciso confessar que isso se torna ainda mais motivador em se tratando da formação em Periodontia – uma área ainda pouco conhecida do público geral, mas que pode fazer uma enorme diferença para preservar tantos sorrisos! Neste início de 2018, sinto-me especialmente motivada a insistir no lema que apregoo por aqui há anos: “a saúde começa pela boca!” E, neste ano, eu e toda a minha equipe, queremos ver o seu sorriso!

Dra. Marlei Bonella

Poster