Mais espaço e visibilidade para as questões relacionadas à saúde bucal

Neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher (dia 8) e no qual temos também o Dia Mundial da Saúde Bucal (dia 20), fui pega em uma grande surpresa: a indicação como uma das 12 mulheres homenageadas no Baile Anual Beneficente do Asilo dos Idosos, no último dia 16. Que grande honra é estar nesta lista de notáveis, da qual fazem parte pessoas que eu tanto admiro!

Recebi a homenagem com enorme alegria e, acima de tudo, com imensa gratidão pelo espaço aberto nesses últimos anos em nossa sociedade para que possamos falar e trabalhar em prol da saúde bucal. Ser lembrada junto a mulheres que atuam em diversas frentes de ação tão importantes é algo muito significativo!

_MG_0927
Com a deputada estadual Luzia Toledo, organizadora do Baile do Asilo dos Idosos, evento beneficente que acontece anualmente em prol da instituição. FOTO: Herlon Ribeiro

Muitas vezes, no trabalho voluntário e nas ações de conscientização, nos sentimos em uma luta solitária e temos dúvidas se um dia conseguiremos despertar a atenção das pessoas para temas e questões que, como profissionais de saúde, sabemos que são da maior importância. Por isso, ser uma das escolhidas pelo comitê organizador de um evento como esse, me faz crer que, passo a passo, vamos conseguindo dar o nosso recado…

Dessa forma, para além da imensa satisfação como profissional, na condição de dentista e de empresária, há um sentimendo ainda maior, que transcende à questão individual. É a gratificante sensação de que começamos a ter no seio da sociedade o reconhecimento de que a saúde bucal é um tema que merece atenção. Esse avanço é um mérito de TODOS nós que, há tanto tempo, temos nos engajado em campanhas e ações em torno dessa questão.

Quando fui contactada para a premiação, recebi a informação de que havia sido apontada devido ao trabalho aqui no Blog Boca e Saúde – divulgando informações e dicas úteis há cerca de 4 anos -, ao engajamento como coordenadora voluntária da Turma Dentistas do Bem (TdB), em Vitória, e no Projeto Apolônias do Bem (parceria da TdB e do Tribunal de Justiça do ES), bem como pelas ações de conscientização que temos empreendido em conjunto com o Grupo Qualidade em Saúde (Grupo QS) aqui no Estado, desde 2016.

Aí, em um momento desses, é que a gente para para se dar conta das causas que, ao longo do tempo, veio abraçando, incorporando à rotina e que, no final, acabam se somando, se complementando e, de alguma forma, deixando a sua marca. É uma alegria sem tamanho sentir que, passo a passo, a gente vai conseguindo chamar a atenção.

Ciente de que nada disso se faz sozinha, a lista de agradecimentos é enorme e começa naquela parceria de todas as horas: a do meu marido e grande companheiro, Rogerio Zorzal. E, compartilhando comigo uma rotina intensa, mas para lá de gratificante, há também toda a equipe do IOS Odontologia!

À TdB, sublinho toda a minha admiração pela beleza de um projeto que permite que dentistas do mundo inteiro possam contribuir, levando assistência odontológica a crianças carentes e, mais recentemente, a mulheres vítimas de violência doméstica, por meio do Projeto Apolônias do Bem. Tem sido uma honra fazer parte de tudo isso! Ao Grupo QS, ao qual me juntei mais recentemente, o meu agradecimento pelo grande aprendizado nas nossas trocas de experiências e ações em conjunto. Juntos, cada um fazendo a sua parte, vamos avançando…

À deputada Luzia Toledo e todo comitê organizador do evento beneficente do Asilo dos Idosos, eu deixo meu agradecimento especial pela lembrança e, sobretudo, os meus parabéns pela iniciativa de articular uma obra social tão importante com a oportunidade de dar destaque ao trabalho de mulheres que, de alguma forma, têm buscado contribuir para avanços sociais. Dar voz e reconhecimento ao trabalho feminino é contribuir diretamente para o avanço da sociedade como um todo.

Dra. Marlei Bonella,
periodontista e implantodontista

Abaixo, deixo a lista de todas as homenageadas, com um imenso orgulho de fazer parte dessa seleção de mulheres notáveis. Parabéns a todas!

As 12 mulheres homenageadas da noite
As 12 mulheres homenageadas da noite, pel trabalho de destaque em diversas áreas na sociedade capixaba. FOTO: Herlon Ribeiro

– Mônica Chiabai da Fonseca, embaixatriz;
– Adriana Balestrero D´Oliveira Macedo, empresária;
– Andreia Lopes, secretária de Comunicação do Estado;
– Cláudia Santos Albuquerque Garcia, promotora de Justiça;
– Erica de Napoles, jornalista;
– Flávia Brandão de Maia Perez, advogada;
– Giovana Maria Terin Buaiz, empresária;
– Lilian C. Nogueira Soares, empresária;
– Marlei Bonella Zorzal, dentista e empresária;
– Patrícia Broeto Sperandio, CEO do Grupo Confiança e Gestão de Condomínios;
– Reanata Fiorio, vereadora.