O escorbuto e a doença periodontal

Sangramentos e inflamações genvivais podem ser sintomas de escorbuto, uma doença que leva à perda dos dentes e que pode ser fatal. O quadro está ligado à carência de Vitamina C no organismo.

A vitamina C é necessária para a síntese do colágeno, importantíssimo para a formação dos tecidos no nosso corpo. Desde o Século XVIII que já é conhecida a relação entre a falta dessa vitamina e o surgimento da patologia, que antes levava o nome de “doença do marinheiro”, por ser comum entre os navegadores, que passam muito tempo no mar e, por isso, eram privados de uma dieta variada e de nutrientes essenciais.

Por outro lado, nos dias atuais, a gengivite e a periodontite causadas pelo acúmulo da placa bacteriana estão aí, fazendo muitas pessoas perderem dentes e sofrerem diversas complicações na saúde bucal e sistêmica. Por isso é importante separar alhos de bugalhos na hora de dizer que a pessoa está com problemas gengivais devido à falta de Vitamina C.

Então é assim: problemas gengivais podem sim ocorrer como consequência da falta de vitaminas (e não só de vitamina C, inclusive), mas, atualmente, é muito mais comum esses problemas surgirem pela simples falta de higiene, viu!

O escorbuto é uma doença conhecida desde o Século XVIII

SAIBA MAIS

O que é escorbuto: é uma doença surgida devido à carência crônica de Vitamina C no organismo. Hoje em dia, o escorbuto é raro, sobretudo nos centros urbanos. A patologia pode causar mudanças periodontais severas, sendo que o primeiro sinal é a gengivite (inflamação e sangramento gengival); os tecidos tornam-se altamente inflamados e sangram facilmente, algumas vezes de forma espontânea. Há também edema e presença de secreção purulenta. Sem acompanhamento do médico e odontológico, a progressão do escorbuto tende a levar à perda óssea ao redor dos dentes, e à mobilidade e perda dos mesmos. A doença não ataca só a boca. Ela pode causar também dores nas articulações e queda de cabelos, entre outros sintomas, além de desencadear um quadro de anemia. Se não tratado devidamente, o escorbuto pode ser fatal.

O que é doença periodontal (gengivite e/ou periodontite): são quadros infecto-inflamatórios que acometem a gengiva e região do periodonto (tecidos envolvidos na fixação dos dentes) devido PRINCIPALMENTE ao acumulo de placa bacteriana, por causa da MÁ HIGIENIZAÇÃO BUCAL. A doença periodontal é PROGRESSIVA e GRAVE, comprometendo a estética e a funcionalidade das estruturas bucais e colocando em RISCO a saúde de todo o organismo.