Por que ir a cada seis meses ao dentista?

dentista calendario 2Por que será que dentistas e profissionais de saúde insistem nas consultas semestrais, hein? Mesmo para quem tem boa saúde bucal e não tem nenhuma queixa, a indicação permanece. Será mera formalidade?

Vejamos alguns fatos:

1 – Exigimos das estruturas da boca trabalhos intensivos diários. Pelo menos três vezes por dia expomos nossos dentes e gengivas ao contato com alimentos sólidos ou líquidos e, não raro, somos negligentes na hora de fazer a remoção dos restos orgânicos ou simplesmente fazemos isso de forma incorreta.

2 – A nossa boca é considerada o mais complexo de todos os ecossistemas do corpo humano. Isso mesmo, ecossistema = sistema ecológico onde habitam micro-organismos. A cavidade bucal abriga mais de 500 espécies de bactérias, de mais de 30 gêneros diferentes.

3 – Sempre que há acúmulo de resíduos alimentares na base dos dentes, esses são colonizados por alguns tipos específicos de bactérias, formando a placa bacteriana ou biofilme.

4 – Quando, por alguma razão, a placa bacteriana não é removida por meio de uma escovação eficiente, ela acaba sendo mineralizada, transformando-se em cálculo dentário.

5 – O cálculo dentário é a origem das doenças periodontais como gengivite e periodontite, que, se não forem tratadas precocemente levam à perda de dentes e de tecidos gengival e ósseo. Isso sem falar nos riscos de complicações da saúde sistêmica que esses quadros infecto-inflamatórios podem causar ao indivíduo.

FALE COM UM ESPECIALISTA

Note-se que, até aqui, nem falamos ainda sobre cárie!

Muitos pensam, equivocadamente, que evitar cáries é a única razão para as consultas periódicas ao dentista. E outros – mais equivocados ainda – deduzem que se elas aparecerem basta fazer a restauração e tudo estará resolvido.

O que chamamos atenção é que, muitas vezes, antes de a cárie aparecer, colônias de organismos nocivos podem estar infectando dentes e gengivas, dando origens a problemas potencialmente muito mais sérios e custosos de resolver!

Isso pode ocorrer até mesmo entre aqueles que se orgulham de ser extremamente rigorosos com a sua higiene bucal. Existem pessoas – e não são poucas – que têm predisposição para Doenças Periodontais.

dentista consultaNesses casos, mesmo sendo zelosos com a limpeza dos dentes, há a predisposição para a formação de cálculo subgengival  ou supragengival mais facilmente que em outras pessoas, necessitando de raspagem pelo dentista – pois, depois que o cálculo se forma, a própria pessoa não consegue removê-lo.

Por todas essas razões é que o dentista deve ser visitado, no mínimo, a cada seis meses.

SOLICITE AQUI A SUA CONSULTA