Quais são as características de um sorriso ideal?

Um estudo de uma universidade americana buscou avaliar as componentes de um sorriso que pudesse ser considerado perfeito. Intitulado Smile Design, o levantamento da Escola de Odontologia da Loma Linda University, na Califórnia, levou em conta itens como proporções, cor e formato dos dentes, dos lábios e das gengivas em relação à estrutura da face.

Estudo visa descobrir características do sorriso ideal.


Algumas conclusões apontadas pelo documento foram as seguintes:

– O sorriso ideal deve ter menos da metade da largura da face;

– As metades direita e esquerda devem ser simétricas. Ou seja, imaginando-se os lábios cortados no meio por uma linha vertical imaginária sobre os dentes incisivos centrais, a extensão deve ser a mesma para ambos os lados, assim como o número de dentes;

– Lábios carnudos também contribuem para que um sorriso seja considerado bonito;

– Os dentes de cima devem aparecer mais do que os de baixo quando a pessoa fala ou sorri;

– A gengiva deve aparecer pouco, mas também não pode ser retraída;

As conclusões baseiam-se no cruzamento de medições científicas com conceitos artísticos universais sobre beleza e estética.

Contudo, apesar do estabelecimento desses parâmetros, o próprio autor do estudo, o cientista Nicholas Davis, destaca que, na prática, a maioria dos sorrisos bonitos e naturais não são, necessariamente, 100% simétricos e uniformes.

Um dos apontamentos importantes da pesquisa é sobre a importância do diagnóstico e do planejamento para que se busque o sorriso adequado ao caso de cada paciente.

Para um efeito harmônico, os cuidados estéticos devem sempre respeitar as características da pessoa, tais como: morfologia (forma) da face, idade, biotipo, além de suas condições gerais de saúde bucal e saúde sistêmica.

Vale lembrar ainda que nem sempre dentes brancos puríssimos são sinônimo de sorriso ideal. O mais desejável esteticamente é o dente parecer naturalmente claro, mesmo que tenha passado por um processo de clareamento para melhorar o seu aspecto.

Jamais podemos nos esquecer de que um sorriso bonito é, acima de tudo, um sorriso saudável e com aspecto natural.