Reposição total da arcada é hoje um sonho possível

Não faz muito tempo, pessoas que usavam dentadura sabiam que estavam, para o resto de suas vidas, sentenciadas a essa realidade. As opções vislumbradas eram continuar com o uso da prótese móvel – e com todas as limitações funcionais e sociais que ela representa – ou, então, assumir um sorriso completamente desdentado. Mas hoje temos uma realidade completamente diferente.

Só em pouquíssimos casos não é possível realizar a reabilitação total de uma arcada completa 2arcada dentária superior e/ou inferior.

Graças ao Protocolo de Branemark e aos tipos de implantes desenvolvidos por esse cientista sueco na segunda metade do Século passado, os índices de sucesso na Implantodontia hoje chegam bem próximos a 100%. Além disso, esses tratamentos vêm se popularizando e se tornando cada vez mais acessíveis.

Protocolo BmkO Protocolo de Branemark consiste na reabilitação de uma arcada por meio da instalação de quatro a seis implantes de titânio na região anterior do osso mandibular, numa primeira etapa. Esses parafusos irão sustentar as próteses dentárias de todos os dentes da arcada.

Esse modelo de prótese é um tratamento seguro para repor todos os dentes fixos que, por alguma razão, foram perdidos ao longo da vida.

Muitas vezes, esse é um processo bastante rápido, podendo ser realizado em até três dias – com colocação de próteses provisórias, para dar tempo de o organismo reabsorver os edemas da cirurgia de implante e de haver também todo o processo de osseointegração (acomodação do implante de titânio ao tecido ósseo do paciente).

Noutros casos, quando o paciente apresenta algumas condições especiais, como necessidade de tratamento periodontal ou perda de tecido ósseo ou gengival, o processo entre a instalação dos implantes e das próteses sobre implantes pode levar de três a oito meses – mesmo assim, esse é um tempo relativamente curto, para quem tinha diante de si a perspectiva de toda uma vida convivendo com ausência de dentes ou com próteses móveis, que, além de se tornarem bastante incômodas e causarem inseguranças na vida social, também não contribuem positivamente para a plena funcionalidade do sistema bucofacial.

Com a reposição de dentes perdidos, o paciente experimenta uma significativa melhoria na mastigação e na deglutição, assim como também na sua capacidade fonética (fala) e respiração.

Muitas vezes, a depender do tempo em que o paciente conviveu com a ausência total de dentes ou permaneceu usando próteses, pode ser recomendável também um trabalho paralelo de Fonoaudiologia, para complementar o processo de reabilitação de todas essas funções. E, do ponto de vista estético, alguns resultados também podem ser finalizados com a aplicação de toxina botulínica em áreas da face que podem ter sido afetadas, ao longo do tempo, pela ausência de dentes.

Uma reabilitação de tão alto nível só é possível alcançar graças ao desenvolvimento da técnica de Implantodontia desenvolvida por Per-Ingvar Branemark e do seu Protocolo para reabilitação total das arcadas. Hoje, um paciente que teve perda total dos dentes de uma ou de ambas as arcadas, a grande dica é: converse com o seu dentista, procure alternativas. A reconquista do seu sorriso completo pode ser muito mais simples do que você imagina.