Sorrisos unidos pelo bem

Era 25 de outubro, Dia do Dentista, e eu madrugando, às 4:40h, voando para CIMG4231São Paulo, para evento Sorriso do Bem 2013 (da Turma do Bem). A chegada é sempre uma alegria, reencontrar os amigos e conhecer outros.

Logo reencontro a Renata, minha amiga de quarto do hotel do ano passado. Sempre divertida e de alto astral. Vejo a Vivi, nos recepcionando com uma delicadeza sem igual; o Ricardo, que fica com uma cara de durão, mas que é dono de um coração imenso e generoso; o Hilário, sempre calmo e sensato; o Fernando, circulando ansioso; a Mariana, um general que faz as coisas acontecerem; o Leonardo, animado e confiante… Enfim, cada um dando o melhor de si, do seu entusiasmo e das suas habilidades para coroar o trabalho de um ano inteiro.

Todos estávamos ali porque durante todo o restante do ano somos unidos por uma só causa: fazer crianças e jovens sorrir. A agenda foi cheia, uma maratona, com palestras, solenidades, visita a escola de samba, e até caminhada debaixo de chuva.

Mas também protestamos, fomos para a rua mostrar a indignação da categoria com a realidade das  políticas públicas de saúde bucal – ou melhor, da falta dessas políticas.

Milhares de crianças e adolescentes simplesmente não têm acesso ao tratamento dentário no nosso país. Pior, não têm acesso nem sequer a escova, fio dental e pasta de dentes. E é precisamente isso que queremos mudar.

Dentistas do Bem do Espírito Santo: orgulho pelo trabalho do nosso Estado neste ano.
Dentistas do Bem do Espírito Santo: orgulho pelo trabalho do nosso Estado neste ano.

Neste ano, já começamos a colher mudanças na atuação do Espírito Santo. A primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, que também é dentista e a deputada Luzia Toledo estiveram no evento paulista para falar do que está sendo articulado por aqui em termos de políticas públicas. Em breve, esperamos ter novidades nesse sentido.

Por sua vez, o professor Adalton Emmerick, de quem tive a honra de ser aluna, há 19 anos na UFES, brilhou em sua palestra “ Abrindo a caixa-preta da Odontologia”.  Seu livro, “O lagarto e a rosa no asfalto” tem sido comentado por dentistas de todo o país. Um orgulho para todos os capixabas.

Sem contar que o Dentista Carlos Henriques, de Vitória, foi um dos 5 melhores

Momento da exibição do vídeo com o dentista capixaba Carlos Henrique, homenageado no evento.
Momento da exibição do vídeo com o dentista capixaba Carlos Henrique, homenageado no evento.

dentistas do bem deste ano, mostrando seu trabalho e carinho para com os beneficiados.

Assim, o evento Sorriso do Bem, mais que homenagear a cada um dos dentistas presentes, serviu para fortalecer ainda mais o sentimento de que somos uma família.

Ali, eu vi que sou aquela criança feliz, mas que não sorri porque tem vergonha do problema dentário; sou a estudante que sonhou em ganhar um prêmio na TdB e ganhou o seu primeiro consultório; sou cada coordenador que deixou a sua cadeira e se entregou às triagens, engajado na luta para que mais crianças possam sorrir de verdade; sou cada uma das Apolônias, lutadoras; e também sou a alegria e a garra da Nícia, ao ganhar o premio de Melhor dentista do bem, e continuar com uma simplicidade genuína. Ali, na energia daquele encontro, somos todos um.

Ali, as razões individuais alcançam a dimensão da solidariedade, da ajuda mútua, da união de esforços. Afinal, “sozinho posso ir rápido, mas juntos podemos sempre ir mais longe.”

Isso é ser um Dentista do Bem!

Marlei Bonella,
Peridontista, implantodontista e uma das três coordenadoras da TdB em Vitória-ES.

 

“Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.

Age auxiliando.

Serve sem apego.

E assim vencerás.”

Chico Xavier

Dentistas do Bem, em manifestação por mais e melhores políticas públicas de atenção à Saúde Bucal.
Dentistas do Bem, em manifestação por mais e melhores políticas públicas de atenção à Saúde Bucal.
Vanessa Leal, uma das coordenadoras capixabas da TdB; a primeira-dama do Estado Virgínia Casagrande, também dentista e engajada na TdB; o presidente da TdB, Fábio Bibancos; e Marlei Bonella, também coordenadora no ES.
Vanessa Leal, uma das coordenadoras capixabas da TdB; a primeira-dama do Estado Maria Virgínia Casagrande, também dentista e engajada na TdB; o presidente da TdB, Fábio Bibancos; e Marlei Bonella, também coordenadora no ES.
Coordenadores da TdB no ES, reunidos em São Paulo.
Coordenadores da TdB no ES, reunidos em São Paulo.