Uma bela tarde para falar sobre Odontologia Estética

Nilceia Dias e Dra Marlei Bonella
Com Nilceia Dias (à direita), no evento Belas da Tarde.

Dias atrás, participei de um evento diferente: fui convidada pelo Nilceia Dias Hair Company para falar às clientes sobre saúde bucal e a estreita relação dos cuidados odontológicos com a aparência, em geral.

Achei a iniciativa muito bacana! Nada deveria ser mais natural do que os centros de estética chamarem atenção para a importância do sorriso, não é mesmo? Penso que seria muito bom para as pessoas se esse tipo de parceria se tornasse uma tendência.

A proposta desse momento surgiu no final do ano passado, enquanto eu conversava com a proprietária do local, a cabeleireira e esteticista Nilceia Dias. Daí nasceu a ideia do Encontro Belas da Tarde, um happy hour focado em cuidados pessoais.

Quem se cuida bem e não negligencia uma boa apresentação pessoal, sai na frente nas relações sociais. Diversos estudos sociológicos apontam isso, inclusive. Atentas a isso, as pessoas cuidam dos cabelos, da barba, das unhas, da pele…mas, inúmeras vezes, esquecem-se do sorriso. Como pode?!

Na verdade, nem sempre a negligência com o sorriso se dá por “esquecimento”, mas sim por desconhecimento dos riscos de se adiar a solução de problemas bucais. Além disso, há também o temor de que os procedimentos possam ser muito dispendiosos – o que, geralmente, é um grande engano.

Por isso, antes de entrar no âmbito dos tratamentos estéticos propriamente ditos durante a minha apresentação, achei importante chamar atenção sobre o conceito de saúde bucal, enfocando a necessidade da remoção da placa bacteriana, por meio das limpezas semestrais (pelo menos) em consultório, a necessidade da profilaxia da doença periodontal e os riscos implicados na evolução das cáries, quando não são devidamente tratadas.

Palestra sobre Odontologia
Diversos temas sobre Odontologia Estética e Geral foram abordados no evento.

Afinal, um sorriso bonito tem de ser um sorriso saudável, antes de tudo!

Uma boca bem cuidada não tem gengivas inchadas e com focos de sangramento. Apresenta bom hálito e não exibe dentes cariados, manchados ou com cálculo dentário.

Dito isso, avançamos para esclarecimentos sobre inúmeras soluções rápidas, práticas e cada vez mais acessíveis hoje em dia na Odontologia, onde a interdisciplinaridade é uma tendência nos planos de tratamento.

Especialistas em áreas como Odontologia Estética, Ortodontia, Periodontia, Implantodontia, entre outras, podem ser acionados para a realização de procedimentos combinados, que resultam na plena reabilitação do sorriso e total satisfação do paciente.

Em consultório, inúmeras vezes, vemos complicações que poderiam ser evitadas, caso o paciente estivesse ciente dessas informações e, caso já tivesse incorporado a ideia de que incluir cuidados odontológicos em seu orçamento é algo perfeitamente possível.

Tivemos, então, a oportunidade de falar sobre situações como:

Foi uma tarde muito proveitosa. Agradeço à Nilceia Dias pelo convite e a parabenizo pela sensibilidade de estar atenta à importância de levar essas questões para suas clientes. Para mim, foi uma honra e um prazer participar!

Marlei Bonella,
periodontista e implantodontista.