Você sabe o que é diastema?

Observe bem este sorriso:

diastema 1

Agora este:

diastema 4

Sabe qual o nome do principal fator que causava a diferença entre a primeira e a segunda imagem? Diastema. Trata-se daquele espaço que muitas pessoas têm entre os dentes incisivos superiores (como no caso da paciente) ou inferiores.

A principal causa do diastema é a presença do freio labial (pequeno tecido entre os lábios e os dentes que apresenta-se mais grossa e extensa do que a média desejável).

No passado, equivocadamente, o diastema costumava ser visto como um problema menor, algo sem importância. Mas, além de haver o comprometimento estético, a presença do freio labial pode causar recessōes gengivais e impedir que o local receba o suprimento sanguíneo ideal, aumentando a predisposição para o surgimento de problemas periodontais na região.

O freio labial também dificulta a realização das correções ortodônticas. Quando ele não é removido e a pessoa usa aparelho para corrigir o posicionamento dos dentes, o freio pode empurra-los de volta, formando um novo diastema. Foi isso que aconteceu com a paciente do caso clínico apresentado aqui neste post.

Aos 46 anos de idade, com dentes saudáveis, oclusão (mordida) normal e mastigação satisfatória, graças ao tratamento ortodôntico ao qual foi submetida na juventude, a paciente estava insatisfeita com a estética do sorriso.

Como a remoção do freio labial não foi feita na altura do tratamento ortodôntico, com o passar do tempo, após a retirada do aparelho, os seus dentes voltaram a se separar. Corrigir isso agora foi uma medida relativamente simples, que devolveu o prazer e a segurança de sorrir para a paciente.

A frenectomia (remoção do freio labial) é um procedimento simples e realizado em consultório pelo periodontista, com uso de anestesia local. O tecido em excesso é removido e a região, suturada.

Depois da frenectomia, numa segunda sessão, realizamos o fechamento do diastema com restaurações estéticas utilizando resina fotopolimerizavel, permitindo o fechamento do espaço entre os dentes com um resultado bastante natural e harmônico.