header

Proteja a sua saúde bucal

Dentes e gengivas bem cuidados são quesitos indispensáveis para uma vida saudável.

Ter dentes e gengivas saudáveis é algo indispensável para quem pensa na boa saúde de todo o organismo.

A importância dessas estruturas vai muito além dos fatores estéticos – que, por sinal, também são importantíssimos para a autoestima e para uma vida social satisfatória.

Dentes cariados e gengivas atacadas por quadros infecto-inflamatórios colocam em risco a saúde de órgãos como o coração, os pulmões e, até mesmo, as articulações do nosso corpo. Isso não só compromete o bem-estar geral do paciente, como coloca a sua própria vida em risco.

Por outro lado, proteger a saúde bucal é algo simples. A prevenção é o melhor caminho e é composta de medidas acessíveis à maioria das pessoas.

Passos essenciais para ter uma boca saudável

• Adote o uso diário do trio fio dental, escova e pasta, após todas as refeições;

• Visite o dentista no mínimo duas vezes por ano para a realização de limpezas e procedimentos profiláticos em consultório;

• Siga as orientações do seu dentista sobre a forma correta de realizar a higienização em casa, evitando causar lesões nas gengivas.

Importante

• Jamais adie a realização de tratamentos. Quanto mais o tempo passa, mais grave se tornam os problemas e mais complexas são as soluções exigidas;

• Dentes cariados e/ou doloridos são sempre motivos para procurar o dentista imediatamente;

• Sangramento gengival, mesmo que pequeno, nunca é normal. Esse é o primeiro sinal de gengivite, o estágio inicial da doença periodontal, que, se não for tratada a tempo, leva à perda de dentes e diversas complicações da saúde sistêmica.

MARQUE A SUA CONSULTA

Fique alerta

Dentes cariados e inflamações gengivais são uma porta aberta para o risco de entrada de bactérias na corrente sanguínea;

Uma das principais complicações para o organismo, causadas por dentes cariados ou pela doença periodontal é a endocardite bacteriana, uma inflamação no coração devido à presença da bactéria Streptococcus viridans. Esse quadro pode ser fatal;

Além disso, as estatísticas apontam que quem sofre de doença periodontal tende a ter as taxas de glicose e de colesterol mais elevadas, o que também coloca a saúde do sistema cardiovascular em risco;

Estudos também indicam que a doença periodontal (gengivite e/ou periodontite) tem uma relação de mão-dupla com o diabetes: pacientes diabéticos têm maior propensão ao desenvolvimento da doença periodontal e, por outro lado, quem tem doença periodontal tem maiores propensões a ter os níveis de açúcar no sangue alterados;

Além de causar dor, cáries e doença periodontal (gengivite e periodontite) são quadros que, quando não são devidamente tratados, podem levar à perda de tecido gengival e ósseo e, consequentemente, à perda de dentes, impactando diretamente nas estruturas orofaciais, prejudicando funções como:
   • Mastigação;
   • Deglutição;
   • Fala;
   • Respiração

O impacto para a qualidade de vida, a autoestima e a auto-confiança do paciente costuma ser grande.

Por todas essas razões, a manutenção da saúde bucal está intimamente relacionada a maiores expectativas de longevidade.