header

Clínica Geral

Consultas semestrais de Clínica Geral em Odontologia previnem os principais problemas que afligem a saúde bucal.

A Clínica Geral em Odontologia

A Clínica Geral é a porta de chegada do paciente aos cuidados odontológicos.

O paciente que se submete periodicamente às consultas de Clínica Geral em Odontologia está mais protegido contra os principais problemas que afligem a saúde bucal das pessoas em todo o mundo, como as cáries, a doença periodontal e a halitose.

As consultas de Clínica Geral em Odontologia são, acima de tudo, um meio de garantir a manutenção de um sorriso saudável, através de procedimentos preventivos e da detecção e intervenção precoces em quadros que, se não forem tratados logo, podem levar a complicações e exigir tratamentos mais complexos.

Muitas perdas de dentes e quadros infecto-inflamatórios, que colocam em risco a saúde de todo o organismo, podem ser evitados por meio de um acompanhamento de Odontologia básica.

Por isso, as abordagens que visam a prevenção, a manutenção e a promoção da saúde bucal norteiam toda a filosofia de trabalho do IOS.

Aqui, o paciente sempre passa por uma avaliação diagnóstica de Clínica Geral e recebe orientações sobre cuidados básicos de higienização e de prevenção de problemas bucais.

MARQUE A SUA CONSULTA

As nossas consultas de Clínica Geral em Odontologia incluem os seguintes passos:

Uma cuidadosa anamnese para coleta dos dados e indicadores gerais sobre a saúde global do paciente;

A observação atenta dos dentes e das gengivas, a fim de detectar a presença ou os indícios de cáries, de doença periodontal e de outras patologias no campo da Odontologia Geral;

Realização de profilaxia (limpeza) para remoção de placa bacteriana;

Aplicação de flúor para prevenção da cárie;

Orientações ao paciente sobre os cuidados básicos de higiene bucal (pois a não utilização da escova, da pasta e do fio dental, ou o seu uso incorreto elevam os riscos de surgimento da doença periodontal e das cáries).

Outros procedimentos que podem ser realizados no âmbito da Clínica Geral em Odontologia:

Exames clínicos e radiológicos

A realização de exames radiológicos em consultório dentário é uma medida auxiliar importantíssima para o diagnóstico clínico e o acompanhamento da evolução de tratamentos. No IOS, contamos com equipamentos de última geração e todo um protocolo de procedimento para que esses procedimentos sejam realizados dentro da máxima precisão e total segurança para o paciente. Esse é o nosso padrão de qualidade e excelência em Odontologia!

No IOS, contamos com equipamentos de última geração e um rigoroso padrão de procedimentos.

Intervenções ou restaurações para conter cáries iniciais

Antes de fazer o dente doer e de se transformar naquele nada estético ponto escuro, a cárie já dá sinais de sua presença, apresentando-se como uma mancha esbranquiçada e opaca sobre a superfície do dente. Na consulta de Clínica Geral em Odontologia, o profissional está preparado para detectar essas ocorrências e agir para frear a evolução da cárie, seja por meio de aplicações diretas de flúor ou da realização de uma pequena restauração no esmalte do dente, dependendo do estágio em que o processo cariogênico se encontre.

O dentista consegue visualizar e conter a cárie, antes que ela se transforme em um ponto negro e doloroso no dente.

Ajustes e polimentos de restaurações

Dentes que tiveram cárie e que foram restaurados também precisam de manutenção. O ideal é que a sua reavaliação seja feita a cada seis meses. Nessas oportunidades, o dentista avalia o estado geral da unidade dentária e das restaurações, podendo realizar pequenos reparos, a fim de manter a unidade bem conservada e íntegra.

Restaurações também precisam de manutenção.

Aplicação de selante

Trata-se da aplicação de materiais químicos que são capazes de formar uma película protetora em determinadas unidades dentárias, facilitando a sua higienização. Esse é considerado um meio muito eficiente de prevenir o surgimento de cáries em dentes que têm muitos sulcos, como os molares e os pré-molares. Esse processo é, hoje, considerado um grande aliado da Odontologia preventiva.