header

Periodontia

O especialista em Periodontia cuida de todo o complexo sistema que dá suporte aos dentes.

O especialista em Periodontia, o periodontista, é popularmente conhecido como “o dentista que cuida das gengivas”.

Mas o especialista em Periodontia, na verdade, trata de todo o complexo sistema que dá suporte aos dentes. Isso inclui, além dos tecidos gengivais, os ossos alveolares e o ligamento periodontal (área que circunda a raiz do dente, unindo-a ao osso alveolar) e o cemento (tecido que recobre a superfície da raiz).

Problemas na área da Periodontia, quando não recebem logo tratamento adequado, levam à perda de dentes e a complicações da saúde bucal e sistêmica.

Esses problemas no campo da Periodontia, geralmente têm origem em dois grandes fatores que ocorrem de forma isolada ou combinada:

Higienização ineficiente;

Falta de visitas periódicas ao dentista.


MARQUE A SUA CONSULTA

A doença periodontal (gengivite e/ou periodontite) é o segundo problema odontológico mais prevalente e mais preocupante entre a população mundial, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), perdendo somente para as cáries. Hoje, esses são problemas endêmicos no campo da Periodontia.

Causas genéticas, doenças imunológicas, tratamentos de saúde com uso contínuo de determinadas substâncias, assim como alguns fatores ambientais específicos, também podem contribuir para o surgimento de problemas periodontais.

Todas as pessoas devem fazer consultas semestrais com o periodontista, a fim de realizar a limpeza dentária em consultório, evitando o acumulo e a proliferação da placa bacteriana e do cálculo dentário, que dão origem à gengivite e/ou periodontite - os problemas mais prevalentes na área da Periodontia.

E, atenção: gengivas que sangram são sempre um sinal de alerta para que o paciente procure logo um especialista em Periodontia! Esse é o primeiro sinal da gengivite e exige medidas rápidas de cuidado para evitar complicações.





Entenda a importância do fio dental, da escova e da pasta para prevenir os problemas periodontais

O fio dental, a escova e a pasta são as maiores armas de prevenção no campo da Periodontia.

O uso desse trio após todas as refeições é, comprovadamente, a maneira mais eficaz de manter uma higienização bucal satisfatória, combatendo o ataque da placa bacteriana e prevenindo a formação do cálculo dentário.

A limpeza diária realizada em casa deve ser complementada com limpezas semestrais feitas em consultório de Periodontia.

O paciente também deve ser orientado pelo seu dentista sobre a forma correta de realizar a sua escovação e a limpeza com o fio dental, a fim de não causar lesões nas gengivas durante esses processos e acabar criando um ambiente favorável à proliferação de bactérias.

Periodontia: incentivo ao uso de fio dental, escova e pasta é essencial para prevenir a gengivite e a periodontite.

Por que as limpezas em consultório são indispensáveis?

Limpezas periódicas realizadas em consultório são fundamentais para evitar o acúmulo e a proliferação da placa bacteriana e do cálculo dentário. Isso previne de forma muito mais eficaz a doença periodontal, o problema mais prevalente na área da Periodontia.

Além disso, visitar um especialista em Periodontia a cada seis meses permite que esse profissional esteja atento a qualquer indício da gengivite e/ou da periodontite, agindo para controlar esses quadros infecto-inflamatórios logo no início, antes que eles causem maiores prejuízos à saúde bucal do paciente.

As visitas ao especialista em Periodontia devem ser feitas com regularidade.

Nossas especialistas em PERIODONTIA:




Marque a sua CONSULTA

Laranjeiras

Av. Eldes Scherrer Souza, nº 975
Ative Centro Empresarial, sl. 824.
Laranjeiras
Serra • ES • CEP 29165-680
Tel: (27) 3241- 3921

Vitória

Av. Americo Buaiz, nº 501
Ed. Vitória Office Tower, Torre Norte , sl. 903.
Enseada do Suá
Vitória • ES • CEP 29050-911
Tel: (27) 3225-0288